Padaria com ações responsáveis promove inclusão social em Nova Iorque, EUA

Você já ouviu falar em Greyston Bakery?! E em fazer brownie para contratar pessoas?! Pois bem, a Greyston Bakery, uma confeitaria americana localizada na cidade de Yonkers, Estado de Nova Iorque, faz. O lema deste empreendimento é “Nós não contratamos pessoas para fazer brownies. Fazemos brownies para contratar pessoas” *.

A Greyston Bakery foi fundada há 27 anos por um grupo de pessoas adeptas do Zen Budismo sob a liderança de Bernard Tetsugen Glassman, que talvez tenha investido num negócio socialmente correto devido à ideologia de sua crença religiosa. A partir de um empréstimo foi possível abrir as portas e começar a colocar a mão na massa. Neste caso, literalmente.

 Essa padaria é um empreendimento, que aqui no Brasil, poderíamos chamar de social e não apenas socialmente responsável, porque lá, os fins justificam os meios. Ou seja, eles abriram um negócio com vistas a beneficiar uma comunidade, uma área periférica de um grande – e famoso – Estado, Nova Iorque. Não o caminho inverso, abrindo um negócio visando lucros e com o crescimento a partir destes, pensar nas pessoas.

Brownies para contratar pessoas. Boa idéia!
Brownies para contratar pessoas. Boa idéia!

 A padaria Greyston trabalha com moradores dos seus arredores e foi aberta neste local justamente para realizar este tipo de ação. Elevar a qualidade de vida abrindo oportunidades para quem pouco encontra brechas na sociedade para tê-las.

Sendo assim, nas linhas de produção encontram-se trabalhadores que não conseguem empregos facilmente, como ex-presidiários, desempregados com baixo nível de instrução, vindas de outros países devido à condições insalubres de vida, como refugiados. Em suma, é uma empresa trabalha com aquelas pessoas desacreditadas social e economicamente na maioria das sociedades pelo mundo.

A atitude é louvável. Principalmente porque se dá nos EUA. País que é conhecido pelo seu ímpeto de dominar o mundo por meio de sua superioridade econômica, em áreas da tecnologia e investimentos bélicos. Se os líderes não conseguem o que querem por “bem”, disfarçam esse “bem” e tentam pelo mal. Vide as empreitadas no Afeganistão, tudo em nome de Deus, segundo o ex – e graças a Deus, aí sim – presidente dos EUA.

Desde os primeiros anos de vida a Greyston atende a uma grande fábrica multinacional de sorvetes, a Ben and Jerry’s com filial nos EUA, que tem além da visão social iniciativas igualmente responsáveis. Por isso, a fábrica escolheu a Greyston para inovar em seus gelados sabores, misturando brownie e sorvete. O resultado foi o sabor chocolate fudge brownie ice cream, até hoje, desde o final dos anos 80, a delícia é sucesso de venda sendo até hoje um dos três mais pedidos.  

Top 10 dos sabores
Top 10 dos sabores

A Fundação Greyston

A fundação Greyston Bakery é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve uma cadeia de ações sociais em benefício da Comunidade onde se situa, na Cidade de Yonkers. A Greyston Foundation funciona em grande parte com os lucros advindos da venda dos famosos brownies que produz.
Não obstante, seu trabalho social conta com uma rede de parcerias com empresas da região que oferecem vagas de emprego, capacitação de mão-de-obra, centro de atendimentos médicos para adultos e crianças, atividades complementares à escola, atendimento de pessoas com renda insuficiente, além de um centro de atendimento a pessoas com HIV/AIDS.

Pense nisso!

Pense nisso!

 

Ainda em sua extensa lista de ações sociais, estão os Jardins Comunitários (Community Gardens), onde as comunidades envolvidas na cadeia de iniciativas da Greyston produzem diversos tipos de alimentos durante a época de plantio e ao colherem trocam entre si o que cada uma cultivou. 

*”We don´t hire peopleto bake brownies. We bake brownies to hire people” – slogan Greyston Bakery.

Para saber mais:

http://www.greystonbakery.com/greystonfound.php

http://www.benjerry.com/

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2007/07/ben-jerrys-fun-ice-cream.html

http://www.cbsnews.com/stories/2004/01/09/60minutes/main592382.shtml

Anúncios