Quem nasceu primeiro o ovo ou galinha?! Quem copiou quem?!

  

Plágio, ato ou efeito de plagiar. Plagiar: 1. apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem. 2. imitar (obra alheia) – dicionário aurélio. Pág. 533. 4ª edição.

 

Prezados amigos leitores, hoje eu trago para vocês uma história chocante, a mais nova novidade do merrrcado da comunicação. Veículo de renome que plagia outro de igual porte. E isso na maior cara-de-pau. Tudo aqui na maior moleza em primeiro talento para vocês.

 

Bom, enquanto eu tentava vencer o sono da madrugada para compor o texto abaixo sobre a vida e obra de Micheal Jackson, algo me desperta. Eram as notícia do site da MTV e Época, que vejam vocês têm dois parágrafos em comum. Sim, não simplesmente uma linha ou frase, mas DOIS parágrafos inteiros. O que é que isso companheiro?! E pode?!

 

Como assim, uma pessoa faz um texto, sabendo que é fato, que será lido por muitos devido ao assunto em questão e – que seria o campeão em buscas e acessos na internet – faz um negócio desses. Afinal, morre o maior ídolo do pop, o Rei do Pop, que inclusive foi o precursor neste mainstream musical.

 

Até aí, ok! A coisa ficou mais esquisita quando resolvi procurar parágrafo por parágrafo na internet. E para meu espanto, achei a coisa mais bizarra que eu poderia encontrar. Um site chamado, Mundo Michael Joseph Jackson, (MJJ World) onde consta para enrolar ainda mais esses veículos a biografia completa do astro tal qual publicada na Época Online. Credo em cruz!!! Chego a me arrepiar.

 

Gentemm, isso é gravíssimo. Quem copiou quem?! Será que o material veio de fato do site sobre o cantor e a Época encurtou seu caminho e ao invés de redigir um texto, aproveitou o que estava pronto?! E a MTV, pegou de quem?!

 

Esse nó cego não deixa muito claro onde estão as pontas, mas é possível que seja material de fãs sim. Esses sim sabem até a cor preferida da cueca de seus ídolos. É a função deles, saber tudo sobre. Meu povo, pesquisar é uma coisa, CTRLC+CTRLV é outra. E muito séria! Passível de questionamentos sobre a credibilidade e idoneidade de algo ou alguém.

 

Mas, uma coisa dessas aprende-se na faculdade – esta que o ilustre ministro Gilmar Dantas… ops, Mendes diz ser desnecessária para exercício do jornalismo. Aprende-se que nunca em hipótese alguma, deve-se copiar texto alheio sem creditar o autor. Isso é roubo, apropriação indevida do intelecto de outrem. E é assim, que muitos trabalhos lindos vão para o saco, caríssimos graduandos. Fiquem ligados, porque é para vida toda.

 

Pois, vamos analisar. Olhem a perfeita semelhança entre os dois veículos nas imagens abaixo. 

Coincidência?!

Coincidência?!

 

Indiscutível igualdade.

Indiscutível igualdade.

Mas quem irá duvidar – em se tratando do mundo mortal, fora da esfera prática e profissional da comunicação – da Revista Época, ou da MTV que é especializada no assunto? Imagina, credibilidade sempre serão bandeiras de veículos como estes.

 

Só por aí, tira-se o porquê a conclusão do STF. De fato para copiar e colar não é necessário ter graduação em comunicação/jornalismo e nem em nenhuma outra cadeira. E por aí especula-se também, o que pode ser a razão da tão pouca atenção dispensada ao assunto pela grande mídia. É porque tem muitos CTRL C`s e V`s, escrevendo por aí. Jornalista que é jornalista não faz isso.  Ele apura e redige o texto.

 

Onde está o talento tão aclamado pelo sr. Mendes ao proferir tal decisão? Ao meu ver, só se for do talento para a malandragem que impera neste país.  Essa sim, cultuada e muito bem abordada em O que faz o brasil, Brasil, de Roberto da Matta.

 

Pegos com a boca na botija literalmente. Como alguém em veículos dessa natureza se prestam a um papelão desses?! Também gostaria de saber. Mesmo tendo consciência de que isso é apenas uma das traquinagens que ocorrem nestes meios.

 

Mas agora, por mais que se venha negar, já era! Foi pego registrado, publicado e reprovado! Talento? Preguiça? Malandragem? Avaliem vocês! Fato é que a ética neste caso, ficou guardada na gaveta! Vou procurar os veículos e o site temático para questionar a origem real do texto e publico aqui o que me retornarem. Promessa!

 

Enquanto isso… Nas redes virtuais dezenas de profissionais buscam um espaço para trabalhar sem preguiça ou comodismo. Êhh, mundo que gira!

 

Sequência de imagens do site MJJ World.

Site MJJ

Site MJJ

 
Site Época

Site Época

 

 
Fotos e textos seguem semelhantes

Fotos e textos seguem semelhantes

Totalmente iguais, a tirar a diagramação

Totalmente iguais, a tirar a diagramação

 
Fotos e textos ainda idênticos

Fotos e textos ainda idênticos

Nada muda

Nada muda

 E  para fechar:
 
Final matéria MJ

Final matéria MJ

 

Final da matéria Época

Final da matéria Época

Anúncios