Empresa retrata-se e realiza a troca de produto causador de alergia

 

Pessoas queridas do Blogueando, tenho andado meio ocupada e por isso o meu “bloguim” ficou com algum atraso. Antes de tudo, peço desculpa aos meus seguidores. As é que com esse mundo frenético nem sempre é possível. Mas a gente tenta. Então vamos lá.

 

Lembram do meu quiprocó com a Nívea? Resumindo, comprei um hidratante para pele extra-seca, pois era o único da marca – a qual uso sempre, mas de outra linha – disponível no mercado em que fui. Usei uma vez para nunca mais. Desencadeou em mim uma crise de rinite terrível. Tive que entrar no chuveiro e tomar antialérgico, para resolver.

 

Logomarca Nivea

Logomarca Nivea

Contactei-os e o que ouvi outras palavras que eu é que era a culpada porque tenho rinite e comprei um produto com fragrância e para peles extra-secas. Para saber os detalhes acesse a matéria. Pois bem, fiz tudo o que havia dito a eles. Publiquei no meu Blog, Twitter, Orkut, Msn e E-mail. Ainda publiquei no site Reclame Aqui, uns dois ou três dias depois! Isto, após tentar vários contatos e negociações com a empresa, tanto quanto me foi permitido.

 

Passaram-se quase uma semana, recebi um e-mail do setor de relacionamentos da Nívea explicando a mesma coisa que eu já havia ouvido no SAC. Que por eu ser alérgica a responsabilidade era minha e não deles. Mas o mais curioso é que neste mesmo dia após duas horas, recebi uma ligação da Nívea dizendo que analisaram meu caso e abririam uma exceção para mim.

 

Sabonete Líquido Nivea_Pêssego

Sabonete Líquido Nivea_Pêssego

Foi um contato extremante cordial, fui muito bem tratada pela atendente que prontamente me ofereceu a troca do produto problemático por outro de uma linha diferente, a fim de evitar novos desconfortos. Escolhi um sabonete líquido de pêssego, muito cheiroso e que hidrata a pele. Aliás, tirando esse inconveniente, eu devo admitir que gosto dos produtos da Nívea, são bons. Mas de que adianta ter um bom produto se você não zela pela sua imagem e relacionamento com seus clientes, no mundo de hoje?

 Mundo, Imagem e Reputação

 

A postura final da Nívea reflete o cenário sócio-econômico atual, onde a marca de uma corporação, ainda mais uma tradicional como esta, é uma dos principais ativos que possui. Hoje em dia, na sociedade da informação, da web 2.0 onde não há uma centralização da produção de conteúdo ter um conflito desses não é vantagem.

 

O mundo todo se fala, mesmo que esta expressão não seja literal visto a tamanha exclusão digital ao redor do globo. Mas o mundo que interessa a esta Cia., ou seja, o mundo que consome se fala, conecta-se, troca freneticamente entre si. Isso pode arranhar a imagem e credibilidade de qualquer alma. É uma arena ainda sem leis definidas, mas muito eficaz enquanto ferramenta de comunicação.

 

O testemunho de uma pessoa comum, que provou um produto tem força e se antes estava limitado ao círculo social concreto dessa pessoa. Hoje, ele se expande para redes virtuais sem limites. Os limites estão apenas nas escolhas de gosto e interesses na internet.

 

Você pode se relacionar com qualquer pessoa que goste ou não de produtos Nívea, ou Loreal, ou qualquer outro e relatar suas experiências. O eco é global, deixa o aspecto limitado geograficamente para tornar-se algo espantosamente maior. E isso, assusta e muito, até mesmo imperiosas empresas como a Nívea. Quem quer comprar briga com um mundo de gente tem noção de seus direitos, que sabe se comunicar e fazer barulho.

 

Analogamente falando, equivale quase ao mesmo que pegar um megafone e sair pelas ruas do Centro das Cidades alardeando uma informação. É o extra-oficial ganhando espaço e força. Enquanto se discute e define sua identidade e papel as novas tecnologias ganham peso nos quatro cantos do planeta. De enlouquecer?! E, tudo graças a essa revolução social causada pelos impactos das novas tecnologias de comunicação.

 

Quem quiser ficar mais inteirado sobre essas mudanças de paradigmas sociais, clique e visite um desses “lugares”:

 

http://www.pbs.org/mediashift/

http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=22784

http://www.idelberavelar.com/archives/2009/06/o_blog_da_petrobras_e_o_desespero_da_midia.php

 

Ih.. ah, Parabéns à Nivea, o caminho ao que tudo indica é esse!

