Terceira menor República do mundo também tem seu domínio no site de buscas

O que é o mundo globalizado?! Ao tentar acessar o google.com.br sem querer digitei .com.NR e abriu diante de meus olhos, um tal de google Nauru. O reflexo imediato que minha mente teve foi recordar e associar a palavra ao sapato Nauru, muito popular em meados dos anos 90. Mas embarcando na curiosidade, descobri que se trata da página de buscas da terceira menor nação do mundo.

 

Nauru Visão Aéria

Nauru Visão Aéria

Nauru é uma Ilha situada na Oceania, uma das que fazem parte do arquipélago da micronésia e que é muito curiosa, por sinal. A começar pela quantidade de habitantes, pouco mais de 14 mil e a sua extensão territorial de apenas 21 km².

 

Trazendo à luz. Só o Estado do Rio de Janeiro supera em quilômetros este país, com seus 1.205,8 Km2 (um milhão). Se eu não estiver errada em meus cálculos, caberiam uns 57 Naurus na Cidade Maravilhosa. O ponto mais alto do país alcança modestos 61 metros.

 

Mas sim, o que chama atenção é que um país tão pequeno considerada terceira nação menor do mundo, superado apenas pelo Vaticano e por Mônaco, tenha um domínio próprio do Google. Apesar de seus míseros trezentos cidadãos com acesso a rede mundial de computadores. (Dados de 2002) Isso daria aproximadamente apenas 2% da população conectada.

 

Incrível, porém real. Como a era tecnológica e da informação interliga o mundo. Dá-se tanto de tal forma, que nem mesmo um “micro” país fica de fora. E olha que há somente uma página oficial, que venda a imagem da nação para o mundo. O mundo mudou e hoje, quase tudo depende basicamente da imagem e reputação que se tem. Logo, se alguém pretende crescer deve estar ligado às novas tecnologias e cuidar muito bem da forma como se expõe ao mundo.

Paraíso Nauru

Paraíso Nauru

No alto de seus 24 km de estrada pavimentada. Isso é a extensão total! Nauru é uma República sem Capital. Está divida em 14 distritos, onde um deles abriga a área governamental. É também um país sem capital próprio. Seu dinheiro é o dólar australiano. E ah, os 24 km são contando com o único aeroporto do lugar. Também, com esse tamanho todo, nem precisa de mais do que um.

 

Breve história

 

Nauru? Nauru! A economia nauruense depende da ameaçada mineração de fosfato, que está estimada sobreviver até 2010. Nauru conta com a pesca e a produção de derivados do côco, único alimento plantado por lá. Sendo obrigado a importar quase tudo que se necessita desde a alimentação até combustíveis. Não possui tropas militares, tendo a Austrália como referência neste sentido, por meio de um acordo.

 

Mineração fosfato Nauru

Mineração fosfato Nauru

Com origens históricas pouco explorada, Nauru já foi colônia da Alemanha no fim do século 19. Passando ao domínio australiano durante a Primeira Guerra Mundial, e subsequentemente pelo Japão, até a Segunda Guerra. Quando da ocasião tornou-se um território independente protegido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1999, foi finalmente reconhecida como a menor Nação Independente do mundo.

 

Curiosidades:

Celulares ativos: 1.500

Telefones fixos: 1.900

Rádio AM: 1

FM: 0

Rede de Televisão: 01

 

 

Leia mais em:

 

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/NR.html

http://www.discovernauru.com/nauru/cms/OurIsland_-_Nauru/facts_for_the_visitor.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nauru

http://www.governo.rj.gov.br/municipal.asp?M=85

http://www.e-commerce.org.br/dominios.php

Anúncios